quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A História da Escrita

O que é para você "Escrita" ?

Define-se que a escrita é uma tecnologia de comunicação, criada e desenvolvida historicamente nas sociedades humanas, que consiste em marcas num suporte significando palavras ou idéias.

                                          Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita)
 Origem

Na Pré-História o homem buscou se comunicar atraves de desenhos feitos nas paredes nas cavernas. Através deste tipo de representação (pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam ideias e transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas.

Desenvolvimento

Os sistemas de escrita evoluíram de forma autônoma e não sofreram influências mútuas, ao menos em seus primórdios. Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos. Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios.
A escrita fenícia é a primeira escrita essencialmente fonética. As sumerianas e egípcias eram compostas de sinais que reproduziam idéias e outros que reproduziam sons.

Tipos de Escrita

Vários sistemas de escritas foram criados pelo homem, vejamos os principais:

Pictografia: é a forma de escrita pela qual idéias são transmitidas através de desenhos. O desenvolvimento na habilidade do desenho surgiu no período de 30.000 a 25.000 a.C. 

Ideografia: é um sistema de escrita que se manifesta através de "ideogramas": símbolo gráfico ou desenho (signos pictóricos) formando caracteres separados e representando objetos, idéias ou palavras completas e os sons com que tais objetos ou idéias eram nomeados no respectivo idioma.

Silábica: Sistema de escrita no qual cada símbolo é a combinação de sons de consoantes e vogais  representando uma sílaba (silabismo). Assim, há um símbolo para [pê, bê, cá, etc.]. A escrita etíope é uma escrita silábica.


Alfabética e Fonética: consiste na representação dos sons de determinada língua pelas letras do seu alfabeto, mas nem sempre correspondendo exatamente ao som da língua. Assim, podemos dizer que nossa escrita não é exclusivamente fonética.

Alfabética Fonológica : É o sistema de escrita alfabética ideal, em que a cada fonema (som) corresponderia uma letra. O foneticismo aproxima, portanto, a escrita de sua função natural que é a de interpretar a língua falada, a língua oral, a língua considerada como som.

Curniforme: É o mais antigo sistema de escrita. Utilizada até a era cristã. No início, a escrita era feita através de desenhos: uma imagem estilizada de um objeto significava o próprio objeto.Consistia em desenhar em tabletes de argila molhada, com pressões sucessivas, usando-se uma espécie de caneta de madeira com a ponta na forma de cunha (daí o nome cuneiforme), figuras e objetos. Os desenhos eram feitos por escribas. O primeiro escrito conhecido, anterior a 4.000 a.C. (IV milênio) é atribuído aos sumérios da Mesopotâmia.




Postado por: Alberto Meira, Bárbara Louise, Gabriel Sampaio e Héwerton Brito. 3° B Matutino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário